É certo que os adultos vivem hoje numa profunda crise de fé, o que leva a igreja a pensar não apenas agora se iniciam na fé cristã, mas também naqueles que, sendo cristãos, mantêm uma fé quase infantil. A igreja, ao falar da catequese de adultos, tem presentes:
• Os que nunca puderam aprofundar a doutrina cristã;
• Os que se ressentem de uma catequese precoce, mal orientada
Muitos destes homens e mulheres, em determinada etapa da vida, sentem certa saudade de Deus.
É urgente proporcionar-lhes um espaço de reflexão, as comunidades de que pertence, em que consigam partilhar suas dificuldades e encontrar um sentido de vida.
Alguns passos para a catequese de adultos é.
• Promover a formação e amadurecimento da vida, no Espírito de Cristo;
• Esclarecer duvida no âmbito religioso e moral;
• Formar cristãos conscientes de sua responsabilidade na missão da Igreja e para saber dar testemunho cristão na sociedade.
Agora, há a consciência certa de que a formação permanente dos adultos tem características próprias. É uma formação no dialogo adulto, na partilha de preocupações, na reflexão em conjunto, na ação que compete. Daí pode falar de uma metodologia própria.
A catequese de adultos como o Crisma não serve apenas para quem quer casar muito pelo contrário a catequese de adultos o crisma serve para aprofundarmos mais nossa fé e para nos orientar e ver o que Deus quer de nós.
Como todos os outros Sacramentos da Igreja a Crisma é sinal do Espírito na vida do ser humano e também o amadurecimento na fé. (É tornasse adultos na fé)
Atenciosamente catequista Fernando Fleck
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário