É de conhecimento de todos os cristãos a importância que a Bíblia tem na vida da comunidade de fé. Como dizia o salmista: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho.” Sl. 119,105
Mas para compreender bem a Bíblia é preciso conhecer a realidade na qual viveu o Povo da Bíblia.
A Bíblia é composta por muitos livros, que foram escritos por vários autores, em épocas diferentes, em circunstâncias diversas e para finalidades determinadas.E para uma boa e reta compreensão das mensagens que os textos nos querem transmitir, faz-se necessário levar em conta certas realidades, tais como: a cultura da época em que o autor viveu, a interpretação dada aos fatos vivenciados e transmitidos, a linguagem utilizada para expressar a mensagem, etc. Afinal, ela nasceu das lutas, das alegrias, da esperança e da fé de um povo.
Importante, também é, termos em mente que os idiomas utilizados pelos autores da Bíblia foram o hebraico, o aramaico e o grego. A Bíblia que normalmente utilizamos é uma tradução dos textos originais. Para que haja fidelidade e confiabilidade para o uso desta tradução por parte dos fiéis, é necessário a avaliação e aprovação desta tradução pela autoridade da Igreja; trata-se de verdadeira garantia dada pelo Sagrado Magistério, em sua função de divulgar e preservar a integridade da revelação de Deus à humanidade.
Walter Luiz Scholl
Nenhum comentário:
Postar um comentário